Lazer e Festas

 

Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel

Data - Julho - Festa bienal (anos pares)
Local – Coimbra

Descrição - As Festas da Rainha Santa são a mais genuína manifestação de veneração da Cidade à sua Padroeira, D. Isabel, mulher do Rei D. Dinis. Mulher de grande piedade, manifestou sempre profunda caridade e sensibilidade para com as necessidades dos pobres e excluídos, sendo, por isso, apelidada de Rainha Santa.

Foi canonizada em 1625 e por essa ocasião Coimbra manifestou o seu entusiasmo e alegria, celebrando o dia com festejos que se prolongaram por uma semana. Actualmente, as Festas realizam-se de dois em dois anos, numa simbiose de manifestações religiosas e profanas. O ponto alto são as duas procissões religiosas, uma nocturna e outra diurna, nas quais a imagem da Veneranda é transportada em ombros para a Igreja da Graça, regressando, no domingo seguinte, ao local de origem, o Convento de Santa Clara-a-Nova.

 

 

Feira Medieval

Data – Junho (anual)
Local - Largo da Sé Velha

Descrição - Recriação de uma Feira Medieval, com diversos figurantes vestidos à época e com a venda de produtos de então. Também no âmbito desta iniciativa têm sido realizadas ceias medievais, recriando o menu e ambiente da época

 

 

 

Festa das Latas dos Estudantes da Universidade de Coimbra

Data – Outubro (anual)
Local – Centro da cidade

Descrição - A Festa das Latas, ou “Latada”, é a forma como a Academia celebra a recepção aos novos alunos que entram na Universidade de Coimbra, designados de caloiros. Durante uma semana, realizam-se concertos e inúmeras actividades culturais e desportivas, sendo o ponto alto o cortejo pelas ruas da cidade, durante o qual os caloiros exibem as suas hastes, latas e outros aparatos. Chegados às margens ao Mondego, os “Padrinhos”, usando um penico, baptizam os afilhados com as águas do rio.

Festa Queima das Fitas

Data – Maio (anual)
Local – Centro da cidade

Descrição - Em Maio, Coimbra é palco da emblemática Queima das Fitas. Uma oportunidade excepcional para visitar a cidade dos estudantes e acompanhar de perto uma tradição inigualável!